Já pensou em conhecer Cabo Verde?

O curioso destino abriga praias de água turquesa e muita natureza, sendo uma ótima opção de viagem para os aventureiros que querem fugir dos roteiros comuns. Trata-se de um arquipélago formado por dez ilhas, próximo ao Senegal, onde os visitantes têm contato com uma cultura diferente e uma culinária de primeira.

SANTO ANTÃO

A ilha de Santo Antão foi descoberta mais ou menos entre os anos de 1460 ou 1462, mas só veio a ser povoada nos anos de 1548, com gentes da Guine e mais tarde com gentes de outras partes. Actualmente tem uma população de menos 48000, tem uma área de 779 km2, e fica no lado Barlavento a noroeste. É de origem vulcanica, e é a segunda maior das ilhas de Cabo Verde, e a terceira em população.

SÃO VICENTE

São Vicente a última ilha a ser povoada e agora uma das mais importantes ilhas de Cabo Verde. Tem como capital a histórica, bonita e cosmopolita cidade de Mindelo. Fica a curta distancia da famosa ilha de Santo Antão, e tem uma população de menos de setenta e cinco mil habitantes das quais cerca de sessenta e tal mil vivem na cidade do Mindelo.Foi descoberta nos anos de 1462 por Diogo Gomes e companheiros de viagem ao serviço do rei de Portugal.

SANTA LUZIA

Santa Luzia, uma ilha em Cabo Verde ainda não habitada, pertencente ao grupo das ilhas de Barlavento, está situada a cinco milhas da Ilha de Sao Vicente. Essa ilha tem uma área de 35 k2.

SÃO NICOLAU

A ilha de São Nicolau fica situado no lado Barlavento em Cabo Verde, tem uma população de mais ou menos 14000 mil pessoas e uma área de 346 km2. De acordo com a história, teria sido descoberta em Dezembro de 1461 por Diogo Afonso e camaradas, mas só veio a ser povoada nos anos de 1510, com gentes vindas da ilha da Madeira e outras gentes que na altura eram chamados de “escravos”.

SAL

Ilha do Sal, foi descoberta em 1460 por Antonio da Noli segundo dizem os historiadores, foi no principio chamado, Lana ou Chã, por causa da sua formação que parece como uma grande planice. Em 13 de Agosto de 1930, depois de alguma negociação entre o governo colonial de Portugal e Italia, os Italianos iniciaram um projecto de construção de um aeroporto nessa Ilha dando inicio a uma linha entre Roma – America do Sul que deixou de funcionar quando a Italia entrou na guerra em Maio de 1940. Terminada essa guerra, o governo portugues comprou as instalações do aeroporto no governo italiano, e em 15 de Maio 1949 começou a funcionar com estruturas modernas mais adeguadas.


BOA VISTA

Boa Vista é uma das ilhas de Cabo Verde cuja capital é a vila de Sal Rei. Tem cerca de 620 km2 aproximadamente, com cerca de 5000 habitantes. É a terceira maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, e uma das ilhas mais áridas, e baixas, mas não menos rica na diversidade de paisagens e da sua gente que está atraindo muita gente da diáspora, principalmente turistas.

MAIO

A Ilha do Maio fica situado mais ou menos a 23 kms da capital de Cabo Verde; Vila do Porto Ingles ou Vila do Maio é o maior centro urbano da ilha. Segundo reza a história, em 1642 ja contava com algumas almas vivas talvez algumas pessoas que dedicavam a pastagem de animais e outros afazeres. Dizem que foi descoberta em 1460, mas há uma outra versão que diz nos anos de 1446 foi visitada pelos navegadores chamados Antonio da Nola, Vicente de Lagos e Luis de Cadamosto.

SANTIAGO

Ilha de Santiago! Foi precisamente nesta Ilha que originou Cabo Verde e os Caboverdianos, hoje um país, um povo unido, emancipado e independente. O nome de Santiago não foi dado por acaso, deve ser dado em honra do santo do mesmo nome, que talvez no céu, não devia estar muito contente com o que estava passando, respeitante ao povoamento desta bendita Ilha.

FOGO

Djarfogo, significa Ilha do Fogo, é uma das dez ilhas de Cabo Verde, e uma das mais belas. No principio foi chamado de São Filipe, mas depois veria apropriadamente a ser chamada ILHA do FOGO, um nome bem expressivo, dado em honra do imponente e representativo Vulcão, como o seu ex-libris e um dos simbolos mais notáveis de todo Cabo Verde. A ilha do Fogo foi descoberta nos anos de 1640, no mesmo periodo que as ilhas de Santiago e Maio. De origem vulcanica e situada a Oeste de Santiago, tem forma circular, com uma área de 476 km2, e tem o ponto mais alto de todas as ilhas de Cabo Verde.

BRAVA

A ilha Brava tem cerca de 67km2 e com uma população de quase 7000 habitantes, fica situada no grupo das ilhas de Sotavento, e a poucos kms da ilha irmã ou seja ilha do Fogo. A ilha da Brava, provavelmente foi descoberta em 1462 por Diogo Gomes e comitiva, inicialmente chamada de São João, mas depois veio ter o seu verdadeiro nome, ou seja BRAVA. A ilha da Brava ou a ilha das flores, como custuma ser chamada, foi berço do imortal e grande escritor, músico e poeta, Eugénio Tavares, que ficou imortalizado na história da literatura Caboverdiana, da comunidade lusofona, e não só.

Facebook